Palavras

Não sei... Se a vida é curta
ou longa demais para nós,
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
Se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Mão estendida,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove,
E isso não é coisa de outro mundo.
É o que dá sentido à vida,
É o que faz com que ela não seja nem curta,
e nem longa demais, mas que seja intensa,
Verdadeira, pura, enquanto durar...

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Atividade 3.5


Plano de Aula

Acolhida:Música “Peixe Vivo”

Oração:Espontânea/Pai Nosso

Correção do Para Casa: Atividades de relacionar frases à gravuras

Curtindo a Leitura: Lista de palavras

Conteúdos:Língua Portuguesa;
·         Estudo de texto
·         Formação de palavras e frases

Ciências:
·         Preservação da Natureza “Rio limpo, rio sujo”

Matemática;
·         Situações Problemas
·         Dúzia/ Meia dúzia
·         Cores
·          
Sistematização:

·         A partir do vídeo do youtobe “Pardo sim,sujo não” levantar uma discussão em sala com os seguintes subtemas: Ambiente de água limpa “vantagens” ,Ambiente de água suja “desvantagens”,A ação do homem como protetor da natureza, assim como de Agente poluidor da natureza,e etc...
·         Após a discussão trabalhar um “Pensando e Escrevendo”, a professora sugere nomes de imagens que compõem o vídeo pedindo que façam uma lista de palavras, em seguida orientar que escolham algumas dentre as palavras e formem frases.
·         Abordar a cor parde do peixinho, e apresentar lápis de cores variados para que digam o nome de cada cor.
·         Dividir a sala em duas turmas e sugerir dois temas para ilustração de reprodução textual baseadas no filme; “Água limpa”, “Água suja”.
·         Lançar situações problema com dados relacionados ao vídeo.
·         Pedir que desenhem uma dúzia de peixes, assim como meia dúzia.
·         Focar a importância da água para todos os seres vivos.

Para Casa:
·         Recortar e trazer gravuras sobre o tema estudado para a montagem de cartazes.

Recursos:
Internet, data-show, quadro-giz, tarefas xerocopiadas, lápis de cor, tesoura, revistas, cartolina, pincel atômico, aparelho de som.

Avaliação:
A avaliação será feita através do desenvolvimento das atividades e participação oral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário