Palavras

Não sei... Se a vida é curta
ou longa demais para nós,
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
Se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Mão estendida,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove,
E isso não é coisa de outro mundo.
É o que dá sentido à vida,
É o que faz com que ela não seja nem curta,
e nem longa demais, mas que seja intensa,
Verdadeira, pura, enquanto durar...

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Plano de Aula Atividade 2.3


Tecnologias na Educação- Ensinando e Aprendendo com as TIC
Escola Municipal Adélia do Nascimento Januário

Plano de Aula
Turma: 1º ano
Professoras: Aparecida, Luziene e Fabianne
Data: 12/11/2010
Assunto: Estações do Ano
Acolhida: música “As estações do Ano”
Oração espontânea: “Pai Nosso...”
Curtindo a leitura: Poema “As quatro estações do ano”.
Conteúdos:

*      Língua Portuguesa:
Formação de palavras e frases,
Estudo de texto;

*      Ciências:
Estações do ano.

*      Matemática:
Situações-problema;
Dezena;
Meia dezena.

Sistematização:

*      Distribuir para os alunos um poema “As quatro estações do ano”, explorar o contexto focando a caracterização do período de cada estação;
*      Apresentar aos alunos o globo terrestre e falar sobre o movimento da terra em torno do sol gerando como conseqüências as mudanças de clima e estação;
*      Levar a turma na sala de recursos multifuncional da escola, utilizar os computadores para acessar a internet e pesquisar imagens e vídeos que representam as estações do ano;
*      Apresentar em outras salas de aula da mesma escola uma declamação feita pelas crianças a partir do poema “As estações do ano” onde cada aluno comentará o que aprendeu com os outros alunos a respeito da matéria em estudo;
*      Entregar uma atividade com vários desenhos que contenham características climáticas para que em dupla nomeiem as figuras que mais lhe chamou atenção e elaborem frases a respeito do tema;
*      Distribuir situações-problemas simples em forma de desenhos que relacione o conteúdo em questão (estação do ano) e explore a idéia de dezena e meia dezena;
*      Pedir como tarefa de para casa para desenhar, recortar, ou ilustrar cada estação do ano e identificar seus respectivos nomes.

Recursos: Computadores, atividades xerocopiadas, lápis de cor, cartolina, roupas a categoria, Eva, maquina fotográfica, pincel atômico, livros didáticos.

Avaliação: Dar-se-á de acordo com a colaboração, entendimento e exposição do que se aprendeu observando o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno, bem como as habilidades alcançadas pelos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário