Palavras

Não sei... Se a vida é curta
ou longa demais para nós,
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
Se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Mão estendida,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove,
E isso não é coisa de outro mundo.
É o que dá sentido à vida,
É o que faz com que ela não seja nem curta,
e nem longa demais, mas que seja intensa,
Verdadeira, pura, enquanto durar...

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Atividade 4.2 criando aula no Portal do Professor


                        As Estações do Ano



                             Autor e Co-autor (es)



GOUVELANDIA - GO ESC MUN ADELIA DO NASCIMENTO JANUARIO


Co-autor(es)
Aparecida do Carmo Silva Gonçalves, Fabianne de Lima Mateus


                             Estrutura Curricular



Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema: Estações do Ano
Ensino Fundamental Inicial
Alfabetização
Concepção de ensino e aprendizagem


                             Dados da Aula:

                                  O que o aluno poderá aprender com esta aula


Relacionar cada estação do ano as paisagens e climas respectivos;
 Formar palavras nomeando figuras a respeito do conteúdo;
Trabalhar em grupo;
 Desenvolver a linguagem oral e escrita;
 Analisar e resolver com estratégias próprias situações problema com dados contidos no tema.


                                  Duração das atividades:


16 aulas: duração de 50 minutos


                                  Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:


Conversar sobre a variação do clima. Questionar a respeito do período em que há muitas flores, frutos, chuvas, frio e calor.


                                  Estratégias e recursos da aula:


Introduzir a criança ao conteúdo argumentando e apresentando um cartaz ilustrado sobre cada estação do ano;
Em grupo de forma alternada pesquisar na internet utilizando o site de pesquisa google, opção imagens, imagens relacionadas as quatro estações do ano: climas, roupas, acessorios e comidas;
Em forma de jogral apresentar em outras turmas da escola as características de cada estação do ano, utilizando como recurso tecnológico o microfone, visando o desenvolvimento da oralidade e da percepção auditiva.
Proposta 1
Nomear figuras relacionadas ao tema.
Proposta 2
Escolher três nomes dentre as figuras nomeadas e criar uma frase para cada palavra.
Proposta 3
Resolver com estratégias próprias situações problema que tenha dados relacionados ao conteúdo:
Na primavera no jardim da vovó Maria tinha: 07 rosas vermelhas, 10 rosas brancas e 06 rosas amarelas. Quantas rosas tinham no jardim da vovó? Desenhe-as e pinte-as de acordo com as cores;
No outono, toda semana a mãe de Geovana comprou uma caixa de frutas com 06 maças, 10 bananas, 03 peras e 08 laranjas. Desenhe-as.
No verão quantos litros de água no mínimo devemos tomar por dia? Marque um X.
( ) 1 litro     ( ) 2 litros    ( ) 3 litros


                                  Recursos Complementares


http://educacaodeinfancia.com. http://nilci.files.wordpress.com/2008/10/primavera1.jpg&imgrefurl=


                                  Avaliação


Identifique as características sobre cada estação, participe oral e coletivamente na apresentação do jogral e resolva as atividades de escrita e de análise das situações problema.


                             Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações
·      Excelente Cinco estrelas 0/0 - 0%
·      Ótimo Quatro estrelas 0/0 - 0%
·      Bom Três estrelas 0/0 - 0%
·      Regular Duas estrelas 0/0 - 0%
·      Ruim Uma estrela 0/0 - 0%

Nenhum comentário:

Postar um comentário